Depois desse período de inverno, de pouca exposição solar, é comum que a vitamina D circulante no nosso organismo fique mais baixa. Já não é de hoje a informação de que a população brasileira enfrenta uma intensa deficiência dessa vitamina e que essa condição está relacionada com diversas doenças como a fibromialgia e até mesmo o câncer e o diabetes.
Para isso, é importante dosar a vitamina D anualmente (ou até semestralmente), verificar a necessidade de enriquecer sua alimentação com fontes dessa vitamina e se é necessário a sua suplementação (dependendo de cada caso) afirma Aline Cerbaro.
É sempre bom lembrar os alimentos ricos em vitamina D, anote aí: gema do ovo, peixes, principalmente a sardinha e o salmão, e os cogumelos. Quanto aos cogumelos, você sabia que deixá-los expostos ao sol um pouco antes de usar aumentam os níveis de vitamina D deles?
Além disso, agora que o verão vem chegando é uma ótima época para aumentar a exposição solar e sintetizar muita vitamina D ativa a partir daquilo que ingerimos via alimentação! Essa exposição é mais eficaz entre as 8h às 12h durante uns 15 minutos sem a utilização de protetor solar!!
Caso você esteja com deficiência ou querendo dosar a sua vitamina D, procure um nutricionista para lhe auxiliar! Fique atento a sua vitamina D!!
A Saber:
Nutricionista Aline Cerbaro – CRN 11348
Formada em Nutrição pela Universidade de Caxias do Sul - UCS
Consultório localizado na Rua Feijó Jr, 953 – 5º. Andar
Telefone: (54) 2992 2401
alinecerbaro@hotmail.com
#hemoprimelaboratorio #analisesclinicas #nostemosumapaixao #paponutri #alicecerbaro #vitaminad